Midiamax
BUSCA: 
 Capa

 Últimas Notícias

 Pimenta no Reino

 Transparência

 Política

 Polícia

 Emprego

 Tecnologia

 Esportes

 Geral

 Mundo

 Brasil

 Agronegócio

 Economia

 Cultura

 Cinema

 Entretenimento
Articulistas



Blogs
 Fernando Soares
Mais Lidas
01 Casal e criança morrem em acidente provocado por ultrapassagem irregular na MS-276

02 Corretor é suspeito de assassinar e esconder corpo de amigo fazendeiro em MS

03 PF apreende material de campanha de Delcídio em produtora de vídeo da Capital

04 CONFIRA: com a gasolina a R$ 2,81 e etanol a R$ 1,90, veja os preços mais baixos na Capital

05 Polícia conclui que não houve invasão de grupo de Bernal na Prefeitura de Campo Grande

Espaço do Leitor
Espaço do leitor
Acesso Fácil
Faça da Midiamax sua página inicial

24/10/2013 07:38

Período de pesca fecha dia 1º de novembro na bacia do rio Paraná

Aumentar texto Diminuir texto

Mayara Sá com assessoria

A Operação Pré-piracema foi antecipada para começar nesta sexta-feira (25), a partir das 8 horas. Neste início, a ação que visa prevenir a pesca predatória terá reforço principal na bacia do rio Paraná, em razão do fechamento da pesca nesta bacia, que se iniciará no dia 1º de novembro.

Trezentos policiais vai atuar na operação que englobará ainda a Operação “Dia de Finados”, que era realizada todos os anos com início no dia 30 de outubro e se estendia até 3 de novembro. Ela se estenderá até o dia 6 de novembro às 8h, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai.

A medida segue Resolução Estadual da SEMAC 024, de 6 de outubro de 2011 e a Instrução Normativa do IBAMA nº 201, de 22 de outubro de 2008, que determinam o fechamento, a partir do dia 5 de novembro.

Para que não haja dúvida, só poderá pescar na bacia do rio Paraná até meia noite do dia 31 de outubro e na bacia do rio Paraguai, até meia noite do dia 4 de novembro. O período de defeso, para a proteção da Piracema se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2014, em todos os rios do Estado das duas bacias.

A Polícia Militar Ambiental tem reforçado anualmente em todo o mês de outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Diversas irregularidades têm sido encontradas e, neste ano, vários pescadores já foram presos por pesca predatória neste mês.

Os trabalhos preventivos serão intensificados ainda mais nesta “Operação Pré-piracema", que se estenderá até às 8h do dia 6 de novembro, no intuito de se evitar que pescadores pesquem irregularmente antes e depois, onde a pesca já estará fechada na bacia do Rio Paraná e evitar que prorroguem também a pescaria na bacia do rio Paraguai, que fecha no dia 5 de novembro.

Principais rios da bacia do Paraná em MS: Ivinhema, Amabai, Brilhante, Dourado, Vacaria, Quitéria, Iguatemi, Santana, Rio Pardo, Verde, Sucuriú, Paranaíba e Aporé.

Principais rios da bacia do Paraguai em MS: São Lourenço, Piquiri, Itiquira, Negro, Taquari, Coxim, Jauru, Miranda, Aquidauana, Perdido, Abobral e Apa.



Comentários (0)

 
Deixar comentário
14h36
Escola organiza gincana para estimular alimentação saudável
14h26
Universidade prepara aulão para estudantes que vão fazer Enem
14h17
Dois meses depois de denúncias, governadoria não tem resposta para uso irregular de carros
Entrevista
Diretor do CRA fala da importância do profissional administrador na gestão pública