Midiamax
BUSCA: 
 Capa

 Últimas Notícias

 Blogs

 Pimenta no Reino

 Transparência

 Política

 Polícia

 Emprego

 Tecnologia

 Esportes

 Geral

 Mundo

 Brasil

 Agronegócio

 Economia

 Cultura

 Cinema

 Entretenimento
Articulistas



Blogs
 Fernando Soares
Mais Lidas
01 Reinaldo anuncia 12 dos 13 secretários do novo governo; confira a lista completa

02 Segundo escalão de Azambuja começa a ser desenhado com nomes já conhecidos

03 Servidores poderão ganhar até 15º salário como forma de motivação, diz Reinaldo

04 Ex-funcionário de lanchonete no Centro dispara dois tiros na cabeça de proprietário

05 Conheça o perfil dos próximos secretários de Estado do governo Reinaldo Azambuja

Espaço do Leitor
Espaço do leitor
Acesso Fácil
Faça da Midiamax sua página inicial

17/12/2010 13:33

Certidões negativas no TJMS já são emitidas gratuitamente pela internet

Aumentar texto Diminuir texto

OABMS/LH

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) lança nesta sexta-feira (17), às 16 horas, a Certidão Judicial Negativa On-line. A solicitação foi feita em virtude das dificuldades que os advogados vinham enfrentando para a obtenção de certidões de andamento processual de ações cíveis e criminais.

Com a mudança, as certidões negativas, que somente poderiam ser solicitadas presencialmente no cartório distribuidor, levando até três dias úteis para serem confeccionadas a um custo de R$ 20, passam a ser solicitadas pela internet, de forma gratuita e automática.

Com o lançamento, poderá emitir-se quatro tipos de Certidões Judiciais Negativas On-line: cível, criminal, falência e da justiça militar estadual. O pedido será feito no Portal de Serviços E-SAJ, cujo link poderá ser acessado na página inicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS).

Além da gratuidade das certidões negativas, o novo serviço evitará que o cidadão enfrente fila no cartório distribuidor para solicitar as certidões, como também garantirá agilidade na emissão do documento, cujas orientações para o dowload da certidão serão encaminhadas para o e-mail indicado pelo solicitante. O pedido é rápido e simples, basta preencher as informações solicitadas pelo sistema (CPF, RG, etc.) e aguardar o e-mail com as orientações para impressão da certidão.

Todavia, nos casos em que a certidão seja positiva ou haja alguma inconsistência nos dados indicados pelo solicitante, será orientado no e-mail encaminhado para que o interessado dirija-se ao cartório distribuidor para obtenção da certidão.

De acordo com o TJ/MS, Em Campo Grande o Cartório Distribuidor de Campo Grande emite por dia aproximadamente 500 certidões. A expectativa é de que ocorra uma redução considerável na demanda por este serviço no local, já que cerca de 70% do total diário de expedições são de certidões negativas.

21h49
Agepan divulga revisão ordinária da tarifa média de distribuição de gás natural canalizado
19h06
Vizinhas, adolescentes de 13 anos desaparecem em bairro da Capital
18h47
Com médicos de férias, servidora só consegue consulta na Cassems para daqui a 30 dias