Você está aqui

Simpósio de gastronomia apresenta culinárias diferentes como 'slow food'

Evento começa nesta segunda-feira (19)

Nesta segunda, a partir das 18h30, começa na Capital o 1° Simpósio de Gastronomia da Uniderp, que seguirá até quarta-feira, na Uniderp Agrárias. Promovido pelo curso de Gastronomia da unidade, o evento proporcionará atualização sobre produtos e serviços do mercado e reforçará a valorização dos ingredientes regionais na mesa do sul-mato-grossense. Estarão disponíveis palestras, debates e workshops, ministrados por especialistas e com vagas limitadas.

Na noite de abertura, o chef Paulinho Pecora apresentará informações sobre a dieta mediterrânea ser considerada a melhor do mundo e, em seguida, o biólogo Geraldo Damasceno comentará sobre o movimento Slowfood e a proteção de produtos regionais ameaçados de extinção. Logo após, será a vez de Edu Rejala falar da cozinha peruana pelas mãos de um chef pantaneiro.

Já no dia seguinte, no período vespertino, a programação incluirá um bate-papo com o presidente da Abrasel (MS), Battistel Kamm Wertheimer, sobre fornecedores, mão de obra, clientes e as características do mercado gastronômico no estado, além da palestra sobre oferta e demanda de vinhos em Campo Grande, com Daniel Nascimento, da empresa Grand Cru. Durante a noite acontecerá a mesa redonda Negócios em Gastronomia, com representantes do Sebrae, Mercadão Municipal e empresários nos segmentos de cerveja artesanal, fotografia, nutrição e hospedagem.

Por fim, no último dia de evento, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte na área de Ciência da Carne, Gelson Feijó, explicará sobre a qualidade desse produto e o engenheiro agrônomo do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar–MS), Francisco Pereira Paredes Júnior, fará uma exposição da realidade e das perspectivas de produção de hortifrutigranjeiros em Mato Grosso do Sul. 

O encerramento acontece na parte da noite, com o debate sobre a cozinha regional no espaço nacional e internacional, com participação de representantes da gastronomia indígena, produtores rurais, empresários de produtos artesanais e chefs de cozinha.

SERVIÇO - Informações sobre inscrições e minicursos pelo telefone: (67) 99100-8558.

Tópicos