Você está aqui

'Pocket Trip': Viagens curtas podem ser uma boa opção para sair da rotina

Confira a coluna do jornalista Renato Lima

Trabalhamos um ano inteiro planejando as tão esperadas férias. Investimos em grandes viagens e quando as férias terminam, muitas vezes voltamos cansados para o trabalho. Irônico isso não é mesmo? Uma maneira de aliviar a tensão de doze meses de trabalho é criando pequenos intervalos para descansar, recarregar as energias e, principalmente, quebrar a rotina. 

O resultado você sente no próprio rendimento no trabalho, estudos e até no relacionamento familiar.

Não estamos falando de visitar aquela tia que mora no interior, afinal, a proposta aqui é se afastar dos problemas. Se não é possível fracionar as suas férias, eu apresento para vocês alguns roteiros práticos e interessantes para viagens curtas, ideais para fins de semana e feriados e com todas as vantagens das férias, proporcionalmente, é claro.

Eu mesmo tentei e aprovei as três sugestões de roteiros que apresento a seguir, e super rola para uma viagem de duas ou três noites. Você não vai precisar de muita bagagem e ainda contará com uma programação flexível, confira as dicas:

BONITO

Bonito é destino bacana aqui mesmo no Estado / Foto: FundTUR/Divulgação

 

Opção ideal pra quem deseja ficar no Estado mesmo. Dá para ir de carro, são cerca de três horas e meia de viagem e oferece diversos atrativos naturais. Mesmo quem já foi algumas vezes, certamente ainda não conheceu todos os passeios. Bonito é um destino que oferece ótimas opções de hospedagem, de hostel a resort, a cidade é tranqüila e com culinária rica em peixe e as tradicionais receitas a base de carne de jacaré. Para quem deseja curtir a natureza, as grutas, arvorismo e balneários são super indicados.

Para quem busca certa dose de adrenalina tem ainda os passeios nas corredeiras, rota de quadricículos e abismo com rapel e flutuação. Já quem quer simplesmente ficar off-line da correria da cidade, o turismo rural é a opção ideal nos hotéis-fazendas que oferecem um atendimento aconchegante com comidinha caseira, tudo sem pressa.

SÃO PAULO

Uma das avenidas mais bonitas do Brasil, a av. Paulista / Foto: Reprodução

 

Para uma viagem de bolso a sugestão é o roteiro cultural. Para quem tem apenas um fim de semana não é indicado ir de carro, além de ganhar tempo, as companhias aéreas disponibilizam muitas promoções interessantes. E já que é pra ir de avião, opte por desembarcar no aeroporto de Congonhas, você sai no centro da cidade e evita o típico e demorado trânsito paulistano. Uma sugestão interessante é um museu durante o dia o MASP e o da Língua Portuguesa, são opções que sempre surpreendem.

A tarde, um passeio no Parque do Ibirapuera e claro, fazer compras em algum shopping, já que a cidade tem a maior concentração de malls do Brasil.  Desfrutar da diversidade gastronômica de Sampa é obrigatório e principalmente para encerrar a noite depois de ter assistido uma peça de teatro ou algum espetáculo da Broadway Brasil, esta aliás, é uma programação que vale a pena. Recentemente a Capital paulista tem oferecido ótimas opções de musicais, coisa que não se vê em Mato Grosso do Sul (ainda).

BUENOS AIRES

Argentina também é boa opção de viagem / Foto: Reprodução

Para quem tem até três noites disponíveis vale a pena dar um pulo na Capital da Argentina. Sim é possível desfrutar de uma viagem internacional em pouco tempo. Centro histórico com os cartões-postais mais famosos da cidade é o programa diurno. E quando o sol se põe, surge o espírito portenho com as casas de tango e a famosa Parrilladas, como são chamados os churrascos argentinos.

A valorização do real frente ao peso argentino nos faz sentir como europeus no Brasil. Ideal para comprinhas na Calle Florida e La Boca, além de artigos de couro, é claro. Algumas agências oferecem vôos fretados saindo de Campo Grande. Mas algumas companhias aéreas internacionais oferecem vôos saindo de São Paulo com preços imbatíveis.

*Renato Lima é jornalista e personal travel. Já viajou por 25 países e está no quarto passaporte. É autor do blogwww.renatolalonge.wordpress.com  Publica todas as quartas sobre viagens, turismo e vida no exterior. Fale com o autor: renato.mart@gmail.com (67) 99245-7574.

Tópicos