Você está aqui

Como planejar sua viagem sem sair de casa: escolha o destino e pense na logística

Confira a coluna do jornalista Renato Lima

É bem verdade que a internet permite economizar tempo e dinheiro. Mas quando o assunto é viajar ela pode fazer até mais que isso, só não pode substituir a sensação de colocar os pés em outro lugar, sentir o cheiro, a brisa e viver as aventuras de um passeio. E é justamente isso que você deve levar em consideração na hora de escolher seu destino.

O resto é possível fazer de casa mesmo. Hoje vou falar sobre algumas ferramentas da internet que vão ajudar no seu planejamento de viagem. É claro que contratar qualquer serviço pela internet não tem o mesmo conforto e tranqüilidade que uma agência e profissionais especializados que você pode olhar nos olhos. Mas com um pouco de experiência e cautela é possível economizar e encontrar qualidade e segurança.

A VIAGEM

Depois da escolha do destino e data a próxima etapa é chegar até esse lugar. Para quem vai de carro próprio deve atentar à revisão e prever o cálculo de consumo de combustível. Já para quem vai de ônibus ou avião, alguns sites reúnem todas as empresas, horários e valores no mesmo endereço. Passagem aérea o Submarino Viagens e o Sky Scanner são sites que filtram todas as possibilidades de acordo com a data e trajeto solicitado. A dica é: na hora de fechar negócio vá diretamente no site oficial da empresa para comprar o bilhete. Muitas vezes os sites cobram comissões ou então vendem overbooking. 
Já os sites rodoviária online e passagem rápida mostram o mapa do ônibus e permitem a é escolha do assento. É possível pagar com cartão de crédito ou pelo pague seguro. Todos funcionam 24 horas, o que é outra vantagem.  

ONDE PESQUISAR: 
Aéreo: 
www.submarinoviagens.com.br 
www.skyscanner.com.br

Rodoviário:
www.rodoviariaonline.com.br
www.passagemrapida.com.br 


HOSPEDAGEM

Se você não comprou um pacote terá que negociar cada serviço individualmente e a hospedagem é um dos mais importantes, afinal, a hospedagem é o porto seguro de qualquer viagem. As opções mais comuns são os hotéis, hostel (antigos albergues) e casas para temporada, para cada proposta existem sites específicos para fazer o “booking” e o melhor, oferecem acomodação no Brasil e no exterior. A dica é: não confie nas fotos que aparecem no site, busque referências, se não conhece alguém que já ficou hospedado, veja os comentários de hóspedes no próprio site e priorize a localização.

ONDES PESQUISAR:
Hostel: www.hostelworld.com 
Hotel: www.hoteis.com 
Casa de Temporada: www.aluguetemporada.com.br 

SEGURO VIAGEM

Para quem vai viajar para o exterior contratar o seguro viagem é fundamental, além de obrigatório em países da Europa. Existem várias empresas que oferecem o serviço e o site seguro de viagem online reúne a maioria delas para que o cliente compare e escolha o que melhor lhe atende. A dica é: pague apenas para a quantidade de dias em que estará fora do País. Certifique de que o seguro cobre despesas médicas, despesas com extravio de documentos e suporte e traslado em caso de morte, afinal, nunca se sabe. Outro ponto importante, porém quase nunca explicado é o seguro pode ser utilizado até o valor do teto. Ou seja, se o seguro cobre 30 mil euros, você acioná-lo quantas vezes precisar até atingir esse valor.

ONDE PESQUISAR
www.segurodeviagemonline.com.br 

ALUGUEL DE CARRO

Alugar carro nunca foi tão barato e menos burocrático como atualmente. É ideal para quem não está em grupos de excursão e deseja mobilidade e independência, ainda mais com o advento do GPS. Diante de inúmeras empresas que oferecem o serviço, os sites abaixo reúnem várias delas no mesmo portal para comparação de preços e taxas. Enquanto o mobility online atende o Brasil, no Zanzo é possível ainda do Brasil fazer a reserva de carros nos EUA, Europa, América do Sul, América Central, África, Oriente Médio e na Oceania pela Internet em apenas quatro passos. Os sites ainda orientam sobre documentação e procedimentos. A dica é: analise com cautela a proposta, algumas empresas pedem depósito antecipado, outras pedem uma caução no cartão de crédito e a maioria já aceita devolução em outra cidade o que pode facilitar o melhor aproveitamento do seu roteiro de viagem. 

ONDE ENCONTRAR 
www.mobility-online.com.br
www.zanzo.com.br 

*Renato Lima é jornalista e personal travel. Já viajou por 25 países e está no quarto passaporte. É autor do blogwww.renatolalonge.wordpress.com  Publica todas as quartas sobre viagens, turismo e vida no exterior. Fale com o autor: renato.mart@gmail.com (67) 99245-7574.

Tópicos