Você está aqui

Biblioteca pública exibe livros raros e antigos pela primeira vez

Exposição vai até 28 de outubro

A partir do dia 18 de outubro, a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Groso do Sul (FCMS), realiza a 1ª Exposição de Livros Raros e Antigos. Os periódicos raros datam do século 19, e é considerada uma obra rara aquela que é única, inédita, poucos exemplares, encadernação de luxo ou autógrafo. 

Segundo informações da biblioteca, entre os destaques estão dois volumes do "Dicionário de Medicina Popular do Dr. Chernoviz", de 1890, que possui sua capa de madeira revestida em couro, com inscrições em alto relevo. O autor é Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, polonês membro titular da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro. Ele faleceu em 1881.

Outro destaque da exposição é a obra de Osvaldo Orico, "Vocabulário de Crendices Amazônicas", além de obras como "Tratado de Medicina Legal de Agostinho José de Souza Lima" de 1909, "Livro Brasileiro de Bordados de Singer", de 1930, entre outros.

"Os livros contribuem de forma decisiva para a formação e o crescimento intelectual e cultural, com seus fundamentos teóricos, históricos. É uma oportunidade que o público terá ao ver pela primeira vez durante a exposição, livros com tamanho valor histórico e  cultural”, destaca Eleuzina Crisanto, coordenadora da biblioteca. 
 
A mostra vai até 28 de outubro, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 2º andar. O horário de visitação é das 7h30 às 17h30.

Tópicos