Você está aqui

Após anos danificados, Tuiuiús do Aeroporto são finalizados por artista plástico

Cleir terminou restauração

O artista plástico Cleir finalizou a obra de restauração do monumento Pantanal Sul, também conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto”. A obra, inaugurada no ano 2000, há quatro anos estava danificada com uma das três esculturas da ave símbolo do Pantanal caída. Para poder realizar a obra, ele contou com ajuda do Sicredi e da Infraero. 

Durante a restauração, umas das aves foi reconstruída e as outras duas receberam reforço em sua estrutura, para assim, ficarem mais resistentes, em especial à ação do tempo e clima. A inauguração oficial acontece no início de dezembro, já que o Sicredi também em parceria com a Infraero está restaurando também a praça onde o monumento está localizado.

“Todo trabalho é importante, mas essa restauração desperta um carinho especial, já que era muito triste ver as esculturas caídas logo onde muitas pessoas entram na cidade. Agora Campo Grande volta a dar as boas-vindas de braços abertos e com a beleza da nossa fauna tão rica, aos visitantes e moradores”, enfatiza Cleir.

Em abril deste ano, o artista pintou novamente o painel da Arara-Azul, localizado há 22 anos na fachada de um hotel na Avenida Afonso Pena. Em 2016, revitalizou em Dourados os painéis das Araras Vermelhas e do Papagaio Verdadeiro. Já em julho deste ano, Cleir entregou a Bonito a revitalização do Monumento das Piraputangas, obra que após 10 anos de inaugurada, se tornou ainda mais colorida e iluminada.

Em agosto, Cleir entregou à cidade uma homenagem pelos 118 anos da Capital, onde cinco esculturas de capivaras passaram a integrar o cenário campo-grandense. As obras do projeto Capivara Urbana foram realizadas por meio de parceria com a Águas Guariroba.

São cerca de 30 obras espalhadas por Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Bonito, Aquidauana, Bataguassu, Rio Verde de MT, Bodoquena, Três Lagoas e Ladário. Entre os trabalhos mais conhecidos estão a Praça das Araras, Monumento do Sobá e Deusa da Justiça, em Campo Grande.

Tópicos