Midiamax
BUSCA: 
 Capa

 Últimas Notícias

 Pimenta no Reino

 Bastidores

 Transparência

 Política

 Polícia

 Emprego

 Tecnologia

 Esportes

 Geral

 Mundo

 Brasil

 Agronegócio

 Economia

 Cultura

 Cinema

 Entretenimento
Articulistas






Espaço do Leitor
Espaço do leitor
Blogs
 Alex Fraga

 Ana Cavalheiro

 Cozinha de Raízes

 Eugênia Amaral

 Falo Blogo Escrevo

 Festas e Eventos

 João Campos Online

 Papo de Pregão
 Fernando Soares
Mais Lidas
01 Menina que mobilizou vários artistas em prol de campanha para transplante morre na Capital

02 Carro com sete pessoas da mesma família capota na MS-080, em Campo Grande

03 Com foco na Lei Seca, operação flagra 18 condutores embriagados durante a madrugada

04 Professora agride e raspa cabelo da filha de 15 anos achada embriagada

05 FLAGRA: duas mulheres ficam feridas em capotamento na área central de Campo Grande

Acesso Fácil
Faça da Midiamax sua página inicial
Espaço do Leitor


Envie sua opinião

02/09/2009
Manoel
sozinho@gamail.com

Sozinho
Eh semaninha para o PT, seus históricos e petista de carteirinha abandonaram o PT assim o fez Osvani Ramos, assim o fez Mariano Cabreira. Além dos que abandonaram o PT nesta semana, o Jaime da Fetems acompanahou o governador em tos eventos desta terça feira, o que será que anda acontecendo, para finalizar a semana começa com declaração do Lula que seu candidato em MS é o André segundo o estado de São Paulo que circulou domingo, ficaria o zeca sozinho, somando se a ele apenas dagoberto e paulo duarte e ex seminarista pedro kemp.
 
01/09/2009
Horlando P. de Mattos
opmmattos@yahoo.com.br

Fase da lombriga
Todos os anos nós somos tapeados pelos políticos que nos exploram e nos mantém submissos e prontos a pagar tributos e mais tributos para manter seus reinados. Essa discussão sobre o retorno do famigerado Zeca ao poder parece que esqueceram que ele já foi considerado o salvador da pátria e deu no que deu. Sejamos realistas, estamos na fase da lombriga, se sair do seu habita natural morre. Para bom entendedor.......
 
01/09/2009
Fátima
md-azambuja@bol.com.br

Combustível adulterado
Esta é para mostrar minha indignação com a fraude dos postos de combustíveis, gasolina batizada encontrada em 26% dos postos, gasolina adulterada que acaba com o motor dos carros, dá prá engolir? Mas o imposto pago é de uma gasolina de altíssima qualidade, e o governo, só arrecada, não fiscaliza? Estamos entregues às bruxas
 
01/09/2009
max
max-souto@hotmail.com

a dona tereza das flor?????
O SEU DISCURSO EM NADA ME AFETA CARA LEITORA, ENGANA-SE A SENHORA QUE PENSA QUE TENHO PAIXÃO, POR ESTE OU AQUELE POLITICO, NÃO DEFENDO POLITICO ALGUM, DEFENDO SIM IDEIAS, SENHORA TEREZA, DEFENDO-AS SEM PAIXÃO E NO MOMENTO A IDEIA MAIS VIAVEL É A DO ATUAL GOVERNADOR QUE ESTA FAZENDO POR MERECER A MINHA HUMILDE ATENÇÃO. A SENHORA DISSE NUNCA TER OUVIDO FALAR DE MIM, CLARO QUE NÃO SENHORA, POIS SOU UM SIMPLES COMERCIARIO, QUE PAGO MEU ALUGUEL ONDE MORO NUM BAIRRO PERIFÉRICO DA NOSSA CIDADE, PORTANTO SOU SIM UM CIDADÃO COMUM QUE LEVANTO AS 5 HS DA MANHA E TOMO MEU ONIBUS PRA IR PRO TRABALHO, PRA RECEBER UM SALARIO QUE MAL DA PARA MINHAS MINIMIMAS E HUMILDES DESPESAS, POREM SENHORA, ONDE MORO, PUDE NOTAR A DIFERENÇA EM TER UM GOVERNO SÉRIO E AUSTERO, QUE ADMINISTRA OS BENS PUBLICOS E APLICA AS VERBAS, QUER SEJAM FEDERAIS OU ESTADUAIS, EM PROL DO POVO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS, ADMIRAR O TRABALHO DE UM ADMINISTRADOR QUE ADMINISTRA COMO SE DEVE, É TER PAIXÃO DONA TEREZA? E DEFENDER UM POLITICO QUE AFUNDOU O ESTADO EM TODOS OS SENTIDOS E NÃO RECONHECER A REVOLUÇÃO ESTRUTURAL FEITA PELO ATUAL, COMO SE CHAMA?
 
01/09/2009
João Márcio Escobar
jmarcio_escobar@hotmail.com

Gasolina Adulterada...
Segundo noticias, o PROCON saiu às ruas, fiscalizou postos de venda de combustíveis, e, anunciou que só em Campo Grande 16 postos fiscalizados foram flagrados vendendo gasolina adulterada. Porem o PROCON não divulgou a relação de locais irregulares. No mínimo está havendo uma inversão de valores, já que a principal função do PROCON é justamente defender os consumidores, pelo menos deveria ser assim. A quem o PROCON quer proteger? Ou será conivência? O consumidor tem o direito de saber quais os estabelecimentos estão vendendo combustível adulterado, sob pena de sofrer danos no seu patrimônio, e quem vai pagar os prejuízos? Com certeza não será o PROCON!

João Márcio Escobar
 
01/09/2009
hadeche
HADECHEFUINHA@hotmail.com

CONTRACOM
A TEMPOS OS PODERES MANDATARIOS VEM MERECENDO O NOME ACIMA O QUE E ACERTADO POR LA A POPULAÇAO NAO PRECISA FICAR SABENDO. SRS.DO PROCOM AFINAL DE QUE LADO VOCES ESTAO.
 
01/09/2009
Tereza das flor.
terezaflor@hotmail.com

amor e paixão
Existe a paixão e o amor, o amor é benigmo, enqunto que a paixão é egoísta, isto é só para ela. Assim esta os leitores defensores do andré. A você carlos red e max souto, defender politico é complicado, a não ser que você seja um e atuante, e pelo que acompanho a mídia, nunca ouvi falar de vocês, não lembro seus nomes na politica, vocês parecem só um apoixonado pelo do andré. Vocês precisam entenderem que os governantes é obrigado a empregarem recursos nas necessidades da população do estado, porque hoje existe a lei da responsabilidade fiscal, a qual graças a Deus o ministério público estão acompanhando e denunciando os maus gestores, por isso não defende o que vocês não sabem e desconhecem como é nos bastidores da politica. Não estou defendendo o ex, porque vejo que ex é ex e que manda é o atual e não ex, mas, vocês não vão a lugar nenhum com suas paixões, com suas ideologia. Seja apenas cidadão comuns que pagam seus impostos e largam de exercerem o defeito de criticos sem carteira. A critca não degrada quem é recebe, mas, sim quem a faz. OBS: Sugiro lerem a Bíblia para aprenderem boas maneiras de vivência social.
 
01/09/2009
carlos henrique pedrosa
pedrosa@uol.com.br

excelente iniciativa
Boa tarde!pensando no bem estar , na qualidade de vida ,no respeito ao meio ambiente e no desenvolvimento sustentavel o PRB criou -como já tem em outros estados da federação-o PRB VERDE cujo presidente é o ambientalista e mestre em meio ambiente SRr aloizo rodrigues dos santos .
 
01/09/2009
O Camerlengo
camerlengoms@gmail.com

Pimenta
A coluna Pimenta do Reino de 01 do mês da Primavera e do início da dengue, intitulada ARITMÉTICA

1 senador = 1 deputado federal + 1 estadual.

Digo com 2 d.... É uma safadeza das grandes. Trouxas os que neste campo TERrENO possam apoiar essa inexcrutável e inimaginável barganha. Digna de sérias atitudes, a população deveria sacramentar o enterro de figurinhas emblemáticas e ostensivamente ridículas. Devemos fazer a barba e o bigode nessa próxima eleição.
Serviço completo. Que haja covas para a sepultura de pseudo-postulantes-a-casa-de-maria-joana-do-lado-da-praça e do parque.
Rogo a praga mais maquiavélica para obstruir pensamentos mesquinhos como tais: "Que a santa sapiência popular - digna de se manifestar quando menos se espera, possa a partir desse momento e até que o sepulcro esteja lacrado, fazer tremer os ignóbeis arrogantes, usurpadores e ditos mediadores entre o povo e o poder."
 
01/09/2009
Carlos Castro
jacintodethormes@zipmail.com.br

FATOS GENTE, POR FAVOR, FATOS.
Mad Max, Olga e outros "quetáis". Nada de blá, bla´, blá e discurso politico. Nas suas "respostas" a mim nenhum FATO. Só bravata. Bem ao estilo do Líder, Dom Pucci I, o Rei do Pântano. Quem se deu ao trabalho de ler minhas intervenções nesse espaço pensaria muito antes de me taxar como adepto dessa ou daquela corrente politica. Para mim "pau que dá em chico dá em franchico". SERGIO MAIDANA está aí para me corroborar. Portanto gente, antes de discurso bravateiro, AOS FATOS. Por favor, sem bílis ou sofisma.
 
31/08/2009
max
max-souto@hotmail.com

ao carlos castro
caro amigo, muito facil ti mostrar o que vc certamente movido por paixão ao ex ja derrotado zeca, não consegue ver, a maior obra do atual governo chama-se PROBIDADE,AUSTERIDADE E RESPEITO COM O DINHEIRO PUBLICO sei que isso nada significa pra vc, caro leitor, pois vc cultua sua paixão a um grupo que nunca levou estas qualidades a sério, obras fisicas tem muitas, porem cegos não a veêm, ou alias fingem não ver, apegam-se ao atrazo,apegam-se a desenfreada paixão por um ex ja derrotado que não tem o apoio nem do presidente que é do seu partido, precisa falar mais caro leitor, leia mais, alem do jornalzinho do seu falido partido, leia mais atente pra realidade que não é nada boa pro seu partido falido
 
31/08/2009
Olga
olgaserpeir@hotmail.com

Projetos Antigos
Ao senhor Carlos Castro
Realmente são projetos antigos, já que cidades sonhavam com ligação asfaltica, há mais de trinta anos, sonhavam com reforma de escolas, sonhavam com desenvolvimento, há muito tempo,bem mais de trinta anos, por isto é que são projetos antigos.
 
31/08/2009
Olga
olgaserpeir@hotmail.com

Ao senhor Carlos Castro as Verdades
Ao senhor Carlos Castro:
Vou contar um pouquinho das realizações do Governo André, começaremos pela infra-estrtura, passaremos pela Saúde, depois educação, segurança e finalizaremos na area social
 
31/08/2009
carlos red jr
dosmancarlos@yahoo.com.br

IDEOLOGIA OU FISIOLOGIA?
Segundo texto colhido na Wikipédia: "O Idealismo é uma corrente filosófica que emergiu apenas com ao advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjectividade é fundamental." - Dou prosseguimento a esse comentário perguntando:Será que alguns politicos sabem o que significa o ideal de uma sigla partidária?Exemplo: PTB(Partido Trabalhista Brasileiro)Destaco a palavra "TRABALHISTA": O que prega o trabalhismo em seu ideal básico?Outra sigla:PL(Partido Liberal) O que prega o "LIBERALISMO"?Já oposto ao ideologismo é o FISIOLOGISMO ou seja: O MATERIALISMO.E essa é a principal situação de muitos políticos no Brasil.O bom do ideologismo é que procura-se bem no campo da ética.E o ruim é que pode ser muito sectário,ferrenho,ditatorial.Já o fisiologismo mostra a atidude dos políticos que se preocupam exclusivamente com as normas e funcionamento de uma organização,sem juízo dos valores morais.E por isso que vemos constantemente, políticos emergindo de um partido para outro,sem preocupar muito com a sigla partidária.E a gente ver eleitores votando nesses políticos que emigraram sem nenhum constrangimento.Assim chego a conclusão que no nosso Brasil,tanto políticos,quanto eleitores,somos todos meio fisiológicos.
 
31/08/2009
JÂNIO FAGUNDES BORGES
janiofagundesborges@gmail.com

GOVERNO PROIBIRÁ PLANTIO DE CANA NA BACIA DO PANTANAL
Sobre a matéria com o título acima, é saudável lembrar que não há como proibir o que já é proibido. A lei estadual nº 328/82 proíbe a instalação de indústrias sucroalcooleiras na sua porção oeste de Mato Grosso do Sul, situada na Bacia do Alto Paraguai (BAP), exceto as 02 usinas localizadas no Distrito de Quebra Côco/Sidrolândia e Sonora, instaladas anteriormente à essa lei. Essa proibição foi, posteriormente ratificada pela resolução 001/85 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente, fazendo com que a porção norte da BAP, situada no Mato Grosso, também fosse objeto de proibição dessa atividade, lembrando que, naquele estado existem 06 exceções, ou seja, 02 usinas em Jaciara, 01 em Poconé, 01 em Barra do Bugres, 01 em Nova Olimpia e 01 em Lambarí D'Oeste, todas anteriores a essa resolução.

Na realidade, o que está em discussão no zoneamento proposto pelo Ministério da Agricultura é a liberação da atividade nas áreas do planalto da BAP que possuem aptidão agrícola e que, como tal, já são ocupadas com outras grandes culturas e/ou por pastagem, onde a cana-de-açúcar seria apenas mais delas. Falar em plantar cana no Pantanal é no mínimo uma tremenda falta de informação ou do que seja praticar agricultura (para não dizer da cínica manipulação de informações, ou mesmo da imbecilidade de quem queira acreditar que seja possível pruduzir cana em escala industrial na planície, onde, efetivamente é o Pantanal). Não posso deixar de externar minha crítica à midia em geral que, quase sempre, prefere o sensacionalismo às melhores fontes de informações.

Eng° Jânio Fagundes Borges
Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (AEAMS)
 
31/08/2009
alexandre
alexandrefontoura10@hotmail.com

preso foge disfarçado de mulher
Eu diria que o fator principal subeentendido na noticia sobre a fuga do detento numa penitenciária do Rio de Janeiro está nas ultimo paragrafo , onde o superintendente coloca que apesar de toda a tecnologia e investimento na capacitação dos funcionários da instituição, coisas lamentáveis e participação de funcionários não esta descartada pela diretoria, realmente ; enquanto se pagar salário irrisório aos funcionários que todo plantão estão a mercê da violencia interna nesses estabelecimentos, sim , porque ali é escola de bandido e não centro de recuperação social,e ver que seu trabalho não é valorizado e sua segurança no trabalho é pífia, a coisa vai continuar cada vez pior, porque investir em material para a realização do trabalho é uma obrigação do governante e salario que garanta a dignidade do servidor seria a verdadeira garantia de que realmente as coisas funcionassem, pois o servidor que ganha bem está menos sucetível a corrupção. Acredito que essa seria a forma para que toda a tecnologia empregada tenha sucesso, mas nada disso funcionária sem que uma fiscalização efetiva e sistemática entrasse em ação.
 
31/08/2009
Carlos Castro
jacintodethormes@zipmail.com.br

MAD MAX.......
DE NOVO VOU LHE PERGUNTAR. ONDE ESTÃO AS REALIZAÇÕES DO ATUAL GOVERNADOR. Não que eu queira que A seja melhor que B. Só não as vejo. Conheço pessoas (sérias, concursadas) que trabalham no Governo Estadual e esses dão conta que 90% das (poucas)obras que estão sendo realizadas são projetos antigos, aprovadas e viabilizadas nos Governos anteriores. Então pare de expor sua incontida paixão e atenha-se aos fatos.
 
31/08/2009
Luciele
lulica@gamail.com

Ao André
Ao Andre ler s.
Leio sim André, estudo bastante, iria até mais longe minha literatura é de âmbito nacional e meus estudos são bem mais avançados do que você possa imaginar e também sei que é obrigação o que faço, é apenas a comparação entre o governo anterior e atual, mostrando a pessoa que se era lei, então porque não se cumpria é mais ou menos por ai. Parabéns pelo seu esclarecimento, que você possa fazer esta analise daqui algum tempo, com mais propriedade. O que faço é tentar desmentir um partido que vive e viveu de enganar a população de nosso estado, comandada por uma pessoa que não se preocupava muito com a lei.
 
30/08/2009
Maria
marianaegele@midiamax.com

trabalho infantil
o trabalho infantil é muito ruim ,leia o texto abaixo:

O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.

O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.

O trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo de um destes países é o Brasil, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.

Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.

Apesar dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes de puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
 
30/08/2009
Marco
caiavvd@terra.com.br

Calma! Muita calma nesta hora...
Do jeito que as coisas vão entre André e Zeca, vamos acabar votando em algum nome surgido do PV de MS. Se o senador Valter for um pouquinho esperto mudaria para o PV. Essa, a Marina ganha. É PV para crer...
 
30/08/2009
Olga
olgaserpeir@hotmail.com

Ao Senhor Carlos Casas + Educação de Qualidade
Senhor Carlos, não se pode crescer educacionalmente, sem que se haja avaliação. Como pode se criar parâmetros para saber o seu real nível sem que você avalie a sua capacidade e conhecimento. Talvez o senhor estava acostumado com ensino publico, do qual poderíamos chamar de depósito de alunos, onde estes apenas freqüentavam a escola sem objetivo ou nenhuma perspectiva de evolução. Mas agora temos sim pessoas compromissados com o desenvolvimento educacional e social o que tem ferido muitos político e pessoas que gostam de produzir uma sociedade acéfala, da qual não se capacidade de raciocinar ou distinguir o Bom do Ruim de orelhas em pé e isto é muito preocupante para você, já que vendo cidadãos evoluídos educacionalmente estes não comungaram dos ideais a qual o seu principio ou partido palitico ou seu ex governante gostava, ou seja não teremos pobres de intelecto, teremos uma sociedade esclarecida e que empurrará políticos que pregam apenas o assistencialismo como mola salvadora, para debaixo da ponte, mas matar a verdadeira fome, a fome do conhecimento isto tem sido preocupação dos atuais governantes. Para finalizar se hoje Campo Grande tem a melhor educação publica entre as capitais do Brasil é porque quando o André era prefeito, ele implantou a avaliação e através dela diagnosticou os problemas e os corrigiu, tornando Campo Grande a capital com melhor nível educacional deste Brasil.
Enquanto em governos passados se dava um R$ 1.000.000,00 (Um Milhão de reais), para se fazer carnaval no Rio de janeiro, nossos alunos não tinham escolas com estrutura física ideal, estudavam em escolas que literalmente estavam caindo, não tinham um uniforme para se orgulhar, mas o governo que não queria uma população esclarecida tinha sim R$ 1.000.000,00 (Um Milhão de reais), para a uma escola de samba do Rio de Janeiro, afinal festa era o que importava, educação, a educação deixa pra lá. O que é melhor dinheiro para festa ou dinheiro para educação. Pense muito, falei e afirmei que a cada mentira responderei com a verdade que a sociedade espera. Ao Dr. Parabéns por investir em educação, parabéns por escolas novas e reformadas, como disse uma outra leitora não apenas pintadas, parabéns pelos uniformes, parabéns por ser um dos três estados que primeiramente implantou o piso nacional do professor, parabéns por estar já previsto para o ano que vem a entrega do Kit escolar, como o senhor tem dito em eventos públicos, é assim investido em educação que não termos mais violência juvenil, nem tão pouco alunos despreparados e assim consecutivamente melhores governantes.
Aqueles que promovem e querem miséria como governos recentes, ou melhor governo do pão e circo, estes estão com dias findados, falei e disse como diria uma amiga minha.
 
30/08/2009
Edgard Batista Neves
edgard_neves@hotmail.com

Mentira
Hihihihihihih....cutuquei a onça e a carapuça serviu.
Não sou alido de ninguém e nem político. O único mal que possuo é que infelizmente tenho a capacidade de raciocinar, alias, coisa rara neste país.
Me queiram bem que não custa nada..! é de graça. Kakkkkkkkkkkkkkk...
 
30/08/2009
Carlos
carlos@hotmail.com

Enquanto entrega casas...
... a sangria de provas de avaliação no valor de R$ 16,98 por aluno avaliado por instituição deixa claro a inoperância da rede pública estadual de ensino. Declara que os funcionários contratados para este fim não são capazes de enxegar uma sala de aula do outro lado da avenida. A realidade da educação noturna principalmente é violenta, desestimulante e causam topor em quem chega a uma escola estadual e vê alunos menores envolvidos com bebida, prostituição e drogas. Enfim avaliar o que ? Se sabem ler ou escrever ? Se o professor que rala e até sofre ameaças ensina ? Carso senhores tutores da escola não adianta avalair esta corja de vagabundos que por força da lei entregam casas, mas asfalto, seguranças, escolas, bolsa família e vale gás...
 
30/08/2009
max
max-souto@hotmail.com

ao edgar batista
falta ao leitor conhecimentos, falta ao leitor separar paixão por um desastroso governo passado, da realidade, declaração idiota a sua caro leitor, se a verba é do PAC, é verba nossa de direito e se ta sendo canalisada ao nosso estado, é porque temos um grande administrador que faz desta verba, desenvolvimento e melhores condições de vida a nós povo, brilhante a aula de cidadania e conhecimento da leitora olga, um tapa na cara com luva de pelica, em apaixonados pelo governo anterior mais conhecido como o governo do marasmo, das farras, da facilitação aos apadrinhados.
 
30/08/2009
Maria
marianaegele@midiamax.com

Lula
Lula anunciará marco legal para explorar riqueza do pré-sal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará amanhã o marco legal para as operações no pré-sal, uma extensa área marítima que esconde uma riqueza que, segundo cálculos, pode transformar o país em uma nova potência petrolífera.

O pré-sal compreende uma faixa de cerca de 800 quilômetros de comprimento por 200 de largura, que vai do Espírito Santo até Santa Catarina. Segundo os cálculos oficiais, essa área pode ter reservas de até 80 bilhões de barris de petróleo sob uma grossa camada de sal no fundo do mar, em profundidades de até 7 mil metros.

Caso se confirmem as previsões, o Brasil passaria a fazer parte do seleto grupo de países com reservas próximas ou superiores a 100 bilhões de barris, junto com Venezuela, Arábia Saudita, Canadá, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Rússia.

Diante dessas possibilidades, o Governo decidiu redigir um marco legal especial para essa área, que gerou reações em alguns estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, que poderiam ter reduzidos os privilégios que recebem do petróleo, que atualmente são equivalentes a 10% da produção.

Para aplacar a polêmica, Lula deve conversar com os governadores desses estados antes de fazer amanhã o anúncio oficial, a fim de apresentar o plano do Governo que terá que ser aprovado pelo Congresso, como uma mostra de "união nacional".

Não há muitas informações sobre a ideia do Governo, mas está claro que o novo marco afetará 71% do petróleo do pré-sal, pois o resto já foi licitado anteriormente. A Petrobras também esclareceu que o Brasil não pretende se transformar em exportador de petróleo, mas de derivados, e para isso prevê fortes investimentos na área de refino nos próximos anos.

O Governo, principal acionista da Petrobras, cujos títulos são negociados nas Bolsas de São Paulo, Madri, Nova York e Buenos Aires, também ficará com uma parte da riqueza que deve ser gerada com o pré-sal.

Lula antecipou que os recursos que o Estado receber por sua participação nas reservas serão destinados a um fundo especial, que financiará investimentos em educação, ciência e tecnologia, e planos sociais para a redução da pobreza.

Apesar de que o Governo já planeja o que fazer com o dinheiro do pré-sal, ainda não existe muita certeza sobre alguns aspectos técnicos e comerciais das operações. A Petrobras indica, em função dos testes que realizou, que o petróleo desse novo horizonte tem, na média, cerca de 28 graus API (medida internacional de qualidade), o que o situa na categoria de petróleo médio de alta qualidade.

Mas, além de promessas, o pré-sal esconde um imenso desafio tecnológico, pois o petróleo está a profundidades de entre 5 mil e 7 mil metros, e sob camadas de sedimentos salinos com elevadas temperaturas, com uma espessura que vai de 300 a quase 2 mil metros.

Existem inclusive dúvidas a respeito do verdadeiro valor comercial desse petróleo, justamente derivadas das grandes dificuldades e do elevado custo que pode ter a prospecção.

Segundo cálculos do Ministério de Minas e Energia, o pré-sal pode requerer investimentos no valor de US$ 210 bilhões nos próximos dez anos, mas alguns analistas consideram que a viabilidade dos projetos dependerá dos preços no instável mercado petroleiro internacional.

A Petrobras anunciou as primeiras grandes descobertas nessa região no final de 2007, quando o petróleo era negociado acima dos US$ 120 por barril, e hoje está em torno de US$ 70.

Segundo analistas do setor, um preço menor que US$ 50 poderia começar a colocar em risco o investimento e levar ao adiamento das operações no pré-sal, que deve começar a acontecer em grandes quantidades a partir de 2017.


Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da EFE.
 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589

Voltar


Artigo do dia
Ruben Figueiró
O mito e a mentira
Entrevista
Diretor do CRA fala da importância do profissional administrador na gestão pública
Loteria
Mega-Sena acumula e deve pagar 37 milhões no sábado