Você está aqui

Câmara da Capital promete para maio edital do concurso com até 150 vagas

Previsão é de que sejam abertas entre 50 a 150 vagas

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, João Rocha (PSDB), assinou na manhã desta sexta-feira (17) o contrato com a Fapec (Fundação de apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) para realização do concurso da Casa. 

A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 23 de maio. A expectativa do presidente da Casa é de que sejam abertas entre 50 a 150 vagas, dependendo das necessidades do órgão.

O secretário Executivo da Fapec, Reinaldo Fagundes, explica o processo para o lançamento do edital. "Primeiramente vamos fazer um levantamento oficial dos cargos a serem preenchidos e depois será montada uma Comissão, formada por membros da Câmara e da Fapec, para daí então publicarmos o edital".

A Câmara não pagará nada pela realização do concurso, enquanto a Fapec irá receber os valores das inscrições dos concursistas. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas ainda neste semestre.

Redução de comissionados

O último concurso público da Câmara Municipal de Campo Grande data de 2004. Em julho de 2016, o MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) entrou com uma ação contra a Casa para que realizasse novo concurso.

De acordo com os autos de um inquérito do órgão, a maior parte dos funcionários da Câmara seriam comissionados: 657 de 702 trabalhadores.

O MPE-MS também pediu a exoneração dos cargos até que haja paridade entre comissionados e efetivo, além da promoção do concurso para preencher vagas.

(Com supervisão de Ludyney Moura)

Tópicos