Você está aqui

Vírus ‘Wanna Cry’ afeta computadores e Prefeitura manda desligar tudo

Medida visa evitar danos

A maioria dos computadores da Prefeitura de Campo Grande foram desligados na tarde desta sexta-feira (19) após a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) ter percebido alguns sintomas do vírus ‘Wanna Cry’, responsável pelo ciberataque mundial que afetou máquinas em dezenas de países. A agências afirma que não houve perda de arquivos nos servidores, mas não garante o mesmo em máquinas dos usuários. 

Entre os funcionários, o fato causou alarde. “A gente foi infectado pelo vírus que sequestra dados. Mandaram desligar tudo e mandaram a gente pra casa, mas não sei dizer se chegou a perder algum dado importante”, afirma um servidor que não quis ser identificado. 

“Estamos fazendo um trabalho preventivo. Detectamos um dos sintomas do vírus. Algumas máquinas começaram a reiniciar sozinhas. Então tomamos uma medida de prevenção que foi desligar a maioria das máquinas com o sistema operacional Windows. Apenas as UPAs ainda estão com os computadores ligados”, afirmou Paulo Fernando Garcia Cardoso, diretor-presidente da Agetec ao Midiamax. 

De acordo com Paulo Fernando, os locais que tiveram computadores afetados foram a Central de Atendimento, a Seges (Secretaria Municipal de Gestão) e o Paço Municipal. A atualização disponibilizada pela Microsoft que imuniza as máquinas contra o ‘Wanna Cry’ foi instalada nos servidores, porém não foi executada em todas as máquinas utilizadas por usuários. Como o vírus se espalha pela rede, a medida de desligar as máquinas ajuda a evitar que se espalhe. 

Os computadores das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não foram desligados, pois são fundamentais para o atendimento dos pacientes. Para que as máquinas das unidades de saúde sejam protegidas, a Agetec enviou equipes aos locais para proceder com a atualização do sistema operacional. 

Além disso, o diretor-presidente da Agetec diz que os servidores que mais demandam preocupação são os que armazenam arquivos e folha de pagamento. Somente trabalho interno será afetado com o desligamento das máquinas.

Tópicos