Você está aqui

Docentes da rede estadual concorrem ao 'Prêmio Professores do Brasil'

Iniciativa do Ministério da Educação

Três professoras da rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul concorrem à etapa nacional da décima edição do Prêmio Professores do Brasil, isso, depois de vencerem respectivamente as etapas Estadual e Regional (Centro-Oeste) nas categorias Creche (Educação Infantil), Pré-escola (Educação Infantil) e Ensino Médio.

A professora Joyce Almeida de Sena, do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (Cei Zedu,) venceu na categoria Creche com o projeto “A Arte Colorindo a Educação Infantil no Cei Zedu”. Roberta Ortega Matheus, também do Cei Zedu, venceu na categoria Pré-escola com o projeto “Para Encontrar o Azul eu uso Pássaros” baseado na obra do poeta Manuel de Barros. 

Já a docente Luana Barbiero Vieira, da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados, ganhou as etapas Estadual e Regional na categoria Ensino Médio com o trabalho intitulado “Projeto Interdisciplinar Caminhos da Energia”.

De acordo com a diretora do Centro de Educação Infantil Cei Zedu, Carla Castro Rezende Diniz Brandão, os projetos nasceram em momentos de estudo e planejamento entre a equipes. “O planejamento é feito de forma coletiva e compartilhada, assim todas as salas levam as mesmas propostas de vivências adequando-as às suas especificidades. Toda semana, por três horas, a equipe se reúne apresenta os materiais necessários para que as turmas caminhem juntas no planejamento escolar”, explica Carla Brandão.

Segundo as coordenadoras pedagógicas, Márcia Cristina Yassunaka Chimenez e Jéssica Olivia Bento Barbosa, foram inscritos 10 trabalhos, cinco foram classificados na etapa estadual e dois premiados na etapa Regional (Centro-Oeste), agora todos aguardam ansiosos o resultado da etapa nacional.

O resultado do 10º Prêmio Professores do Brasil será divulgado no dia 18 de dezembro em São Paulo onde será realizada a premiação. Na etapa regional as educadoras receberão os prêmios de R$ 7 mil, uma viagem e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas. Na etapa nacional os prêmios são R$ 5 mil e troféu. Serão premiados seis profissionais nas seguintes categorias: Creche, Pré-escola, Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos, Ciclo de Alfabetização 4º e 5º anos, anos finais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio, além do prêmio destaque.
 

Prêmio Professores do Brasil

É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com outras instituições. O prêmio busca reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além de estimular a participação dos professores na implementação do ensino, assim como propõe divulgar e premiar o trabalho de professores que desenvolvem projetos com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula. Para a inscrição, nesta décima edição, o prêmio pediu aos professores que enviassem o relato do projeto que estava sendo inscrito. Os relatos dos vencedores podem ser acessados pelo endereço eletrônico: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/resultado/regional/centro-oeste.

Cei Zedu

CEI - José Eduardo Martins Jallad – Zedu está localizado no Parque dos Poderes no município de Campo Grande – MS e atende cerca de 400 crianças entre seis meses a 06 anos. A estrutura física possibilita aos professores desenvolver trabalhos em um espaço natural promovendo vivências com grama, terra, parques; e cheio de possibilidades de exploração e contato com a natureza. Todos os profissionais que estão em sala são formados em pedagogia ou áreas específicas, como Arte e Educação Física.

Tópicos