Você está aqui

Governo Temer vai fazer enquete para decidir sobre fim do horário de verão

Repercussão nas redes sociais levou governo a consulta

O governo Federal deve fazer, na próxima semana, uma enquete no portal oficial do Palácio do Planalto para consultar a opinião da população em relação ao fim do horário de verão. O presidente Michel Temer (PMDB) ainda não se decidiu sobre o tema.

Como a proposta causou grande repercussão nas redes sociais, a equipe de assessoria do Palácio do Planalto resolveu realizar uma consulta popular para ajudar Temer a tomar uma decisão.

Desde 1985, o Brasil adota o horário de verão todos os anos. Em 2008, um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu definitivamente as datas de início e fim do período de economia de energia.

O horário de verão pode chegar ao fim por não estar mais sendo considerado econômico. Segundo o Ministério de Minas e Energia, entre 2016 e 2017, a economia no período foi de R$ 159,5 milhões, menor que no período anterior, de R$ 162 milhões.

A economia com o período, gerada pelo maior uso da energia solar ao invés da luz elétrica, vem diminuindo pois as pessoas estão usando mais ar condicionado no período da tarde, de maior incidência solar.

Tópicos