Você está aqui

Dia sem carro: se prepare para optar pela bicicleta nesta sexta

Capital tem 80 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas

Com uma frota atual de 545.593 veículos automotores, Campo Grande terá atividades nesta sexta-feira (22) para celebrar o “Dia Mundial Sem Carro”. A data é comemorada no Brasil desde de 2001 e tem como objetivo trazer uma reflexão sobre o grande impacto no meio ambiente, causado pelo uso de veículos automotores incentivando que a população opte por meios de transportes alternativos.

De acordo com o site Calendarr, o Dia Mundial Sem Carro, começou oficialmente na França no dia 22 de setembro de 1997. Em 2002 foi lançado a Semana Mundial da Mobilidade pela comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro.

Atualmente, conforme os dados do Detran-MS, na Capital a frota de veículos automotores é de 545.593 mil, entre carros, camionetas, caminhões, motocicletas, tratores, reboques, ônibus, entre outros. Desses 283.454 seriam apenas carros e 150.179 seriam de veículos classificados como motos.

De acordo com a prefeitura, a cidade conta com 65,418 quilômetros de ciclovias, 13,865 quilômetros de ciclofaixas e 1,552 quilômetros de calçadas compartilhadas – faixas especificas para trânsito de bicicleta nas calçadas -  espalhadas em vários pontos da cidade.

O Dia Mundial Sem Carro vem com a proposta de incentivar o uso de outros meios de transporte que causem menos impactos no meio ambiente. A ideia é que nesta sexta-feira, a população opte por outro tipo de locomoção e deixe o carro/moto em casa. Entre eles bicicletas, patins, skates, transporte coletivo, caminhadas.

Confira alguns eventos programados para esse dia:

8º Passeio Ciclístico da Gilmar Bicicletas. Com concentração marcada para as 19h na Avenida Fábio Zahran, 6520, na Vila Carvalho. Será realizado um passeio ciclístico de 10 quilômetros, com saída às 19h30. Haverá concurso de fantasia onde os três primeiros colocados serão premiados. O final do pedal será no Trutis Bacon Bar que fica na Rua Sebastião Lima, 586 no Jardim São Bento.

De acordo com Gilmar Junior, haverá descontos no bar para quem estiver no grupo do pedal. “Nosso objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção. Vai rolar uma banda lá no Trutis e descontos para quem estiver no grupo”.

Na Praça do Rádio vai acontecer o ‘Bicicletada + Ciclocine’. A concentração está marcada para às 18h30 na praça que fica na Rua Pedro Celestino. De acordo com as informações haverá uma pedalada de 1h, com saída às 19h e o evento será finalizado na BRAVA com a exibição do documentário ‘Bikes vs Carros’ a partir das 20h30.

O local fica na Avenida Calógeras, 3100 e de acordo com os organizadores haverá distribuição de senha para os lugares sentados. “A casa não tem muitos lugares para clientes sentados então vai ter uma distribuição de senha na concentração para quem quiser garantir a cadeira”, disseram.

Outro pedal está sendo organizado pela World Bike Shop. A participação também é livre, e quem se interessar basta ir na concentração marcada para às 19h, na frente da loja que fica na Rua Rui Barbosa, 886 no Monte Líbano. A saída será às 19h30 e o percurso será por volta de 15 quilômetros. “A nossa intenção é descer a Rui Barbosa e fazer um pedal bem tranquilo para incentivar mesmo o uso da bicicleta. Vamos até o fim da Afonso Pena e no trajeto definiremos como vamos fazer a volta”, explicou Fabiana Humm, 40 anos, proprietária da loja.

 

Tópicos