[ BASTIDORES ] Deputados da CPI não perdoam Janot

.

Reclamações

Os deputados que integram a CPI da Propina não perdoam o ex-PGR, Rodrigo Janot, por ter ignorado todos os pedidos de encontram encaminhados pela Casa, para apresentar o resultado da análise dos TAREs (Termos de Acordo de Regime Especial), mas a esperança de ir ao MPF ressurgiu.

Mudança

O posto de atendimento eleitoral de Paranhos vai ficar fechado por um mês. Entre os dias 1º a 30 de novembro deste ano a população da cidade deve procurar o cartório eleitoral de Sete Quedas.

Corretor

Projeto de lei que está em trâmite na Câmara Municipal de Campo Grande contém erro de português. No texto, que será votado nesta terça-feira (19), a palavra estende está escrita com X (extende).

Lanche

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) não rejeita um lanchinho nas agendas. Nessa segunda-feira (18) comeu salgados oferecidos por uma professora. Ao dar entrevista ele ainda degustava o quitute.

Mediação

O deputado Carlos Marun (PMDB) prometeu intermediar uma audiência na PGR. ““Vou fazer nos próximos dias uma visita à Procuradora Rachel Dodge, e colocar essa vontade que a CPI de MS tem de conversar com ela”, prometeu o peemedebista.

Bonzinho

Em tempos difíceis, chefe deve usar toda a repercussão negativa que caso trouxe para rival como mostras de bondade. Não vai revidar, não vai expor. Deve abafar com panos quentes em troca de calmaria na exposição dos seus próprios atos.

Sujeira

Mais lama há de ser encontrada em casos que são analisados a passos lentos com a formalização de novos contratos, a termos absurdos, que são feitos sob cuidado em meio à falsa calmaria.

'Não sou réu'

Processo que apura envolvimento de secretário de Fazenda em possível fraude fiscal segue a "passos lentos" no Judiciário. Talvez essa seja a justificativa do próprio secretário não se considerar réu. 

Estacionada

Após protelar por mais de dois meses, CPI começará nesta quarta a fazer as primeiras oitivas. Mais da metade do prazo já decorreu.

Regras

A semana pode ser decisiva para os políticos. Os projetos da reforma política estão na pauta da Câmara dos Deputados e o Congresso tem até o dia 7 de outubro para mudar as regras para que possam valer em 2018.

 
Tópicos

[ BASTIDORES ] O sujo falando do mal lavado

.

Sujo e mal lavado

Condenada por compra de votos, ex-vereadora deixou o partido político fazendo críticas aos “erros” de lideranças.

Adeus

Vale lembrar que a saída de Antonio Carlos Biffi do partido acontece após anos de disputa entre os grupos do então senador Delcídio do Amaral, do qual o ex-deputado fazia parte, e de Zeca do PT.

Saindo do forno

A julgar pela movimentação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em Campo Grande, dá para prever que o novo pedido de impechment contra o presidente Temer está praticamente pronto para ser apresentado.

Desafeto

Ex-vice-prefeito pediu dispensa de audiência judicial para evitar encontro com ex-prefeito. A alegação dada foi clara, para não comparecer ele justificou que no mesmo local estaria “pessoa com a qual não mantém amizade”. O juiz aceitou o pedido e o encontro não ocorreu.

Data

Além do ex-prefeito, outra testemunha, mesmo intimada, faltou à audiência. O juiz convocou nova reunião para o mês que vem. Parece que o encontro será evitado somente temporariamente.

Devedor

Ex-presidente da Câmara de Paranaíba, Zé Carioca (PSDB) "abriu o coração" para o prefeito da cidade ao dizer que está passando por dificuldades financeiras. Ele disse dever até para borracharia da cidade.

Nervoso

Mas antes, o mesmo ex-político fez questão de espalhar áudio na cidade com xingamentos contra o prefeito. Vagabundo foi a menor das palavra. 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Impeachment de Temer tira atenção de presidente da OAB

.

Conectado 1

Presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia esteve em Campo Grande "de corpo presente", mas com a cabeça ainda em Brasília. Durante evento de advogados, ele a todo tempo consultava o celular para repassar ordens em relação a análise de novo pedido de impeachment contra Temer.

Conectado 2

Deputado que esteve em agenda pública com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) não conseguiu se desconectar nem mesmo durante discurso de autoridades. Empolgado com os grupos do Whatsapp, ele só parou de acompanhar a conversa online para bater palmas quando o chefe do Executivo terminou de falar.

Homenagem

Pelo dia do Veterinário, comemorado em 9 de setembro, o vereador Francisco Carvalho (PSB), que é veterinário, ganhou moção de congratulação assinada pela Câmara Municipal.

Vergonha

Interpretação equivocada sobre exposição causou vergonha até mesmo em quem nada tem a ver com o assunto. A chamada ‘vergonha alheia’.

Silêncio

Nenhuma palavra foi emitida, nem nos comentários mais sussurrados, sobre colega que teria pedido a outros para passarem por cima da Lei – em prol dele.

Corporativismo

Apesar de rivais, corporativismo deve salvar a pele do realizador da ‘carteirada’ mais vergonhosa dos últimos tempos na cidade.

Profissão

Um dos deputados que foi registrar Boletim de Ocorrência contra a artista plástica que expos quadros contra machismo e pedofilia, e que disse que pela primeira vez seu trabalho não foi compreendido, se apresentou aos policiais como ‘vereador’.

Punição

Chamou a atenção a fala de um vereador da Capital durante comentário sobre o suicídio. “O código penal em relação ao suicídio não pune aquele que se mata”, disse o parlamentar, gerando dúvidas sobre quem pode ser punido neste caso.

Memórias

Durante debate na Câmara sobre projeto de lei para ostomizados, vereadora Cida Amaral (PTN) lembrou da época que as bolsas usadas pelos pacientes eram feitas de sacos de leite.

Emocionou

Ainda sobre o assunto, teve vereador que se emocionou ao lembrar de pai que viveu com a bolsa especial por 10 anos. 
 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Área doada e agora retomada é 'joia da coroa' do município

.

Joia da coroa

Avaliada em milhões de reais a área que permaneceu com a prefeitura de Campo Grande, no bairro Chácara Cachoeira, é a ‘joia da coroa’ da administração, segundo um assessor.

Tempo

A definição de uma nova área para a construção da igreja ainda deve demorar, por conta dos tramites, mas o arcebispo Dom Vitório mostrou disposição de fazer o possível para dar celeridade. Ele disse que, por ele, a comissão poderia começar a trabalhar na próxima semana.

Permuta

Dom Dimas fez questão de ressaltar que a Arquidiocese nunca pleiteou a doação do terreno. O que ela quer é fazer uma permuta com a prefeitura.

Procura-se

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) publicou notificação à ex-diretora presidente da Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), Maria Wilma Casanova.

Prazo

De acordo com o diário oficial ela tem 30 dias para se manifestar. Ainda conforme a publicação, Casanova está em lugar “incerto e não sabido” e precisa se manifestar no processo TC/MS 11151/2016 para justificar ou sanar suspeitas de irregularidades.

Perdido

Tem deputado que anda meio perdido, perguntando até se já votou projeto depois de dizer sonoro "sim" em plenário.

Parceria

Integrantes da CPI da Propina acreditam que o deputado federal Carlos Marun (PMDB) poderá conceder acesso a dados negados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Eles, inclusive, tem reunião marcada com o peemedebista na segunda-feira (18).

Homenagem

Nome do ex-governador Pedro Pedrossian, falecido em agosto, será atribuído ao Parque dos Poderes. Resta agora sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Tropa

Apesar de motivar a saída de senadores da CPMI da JBS, Carlos Marun, que alegou independência na atuação, não esconde a defesa pública que faz do presidente Michel Temer. Desta vez ele criticou a autorização do STF para abertura de inquérito contra Temer.

Um ou outro

Têm chamado a atenção da imprensa nacional a cuia e a bomba que Marun carrega em algumas sessões no Congresso. Gaúcho de nascimento, alguns pensavam que podia ser chimarrão, mas o deputado por Mato Grosso do Sul disse que é tereré.
 


 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Lideranças de partidos não se entendem

.

Contradição 1

Primeiro foram os vereadores do PP da Capital que apresentaram versões diferentes sobre o clima interno do partido, depois que o presidente da legenda, Alcides Bernal, teria orientado-os a serem oposição a Marquinhos Trad.

Contradição 2

Depois foram os deputados tucanos. Primeiro o líder do governo na Assembleia, há mais tempo na legenda, Rinaldo Modesto, disse que o presidente do PSDB em MS deveria ser alguém com mandato. O vice-líder, Beto Pereira, disse que qualquer um, com ou sem mandato, pode substituir Marcio Monteiro no comando do diretório estadual.

Homenagem

O dia do médico urologista, celebrado nessa terça-feira (12), foi lembrado por vereadores de Campo Grande. Chiquinho Telles (PSD) fez moção de congratulação ao ex-prefeito Nelson Trad Filho (PTB). Ele também prestou homenagem ao ex-colega de parlamento, Jamal Salém (PR).

Coletivo

Após a leituras das moções de Chiquinho, foi sugerido que ambas fossem assinadas pela Casa de Leis, fato que ocorreu. Carlão (PSB) fez moção ao secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, que também é urologista o ajudou quanto teve um câncer na região.

Atrasos

Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB) trocaram farpas por conta de atraso no início das sessões na Assembleia Legislativa. O petista reclamou da falta de tempo para debates, ao se conceder tempo demasiado a representantes externos e pelo atraso dos parlamentares para início das sessões. Já o tucano resumiu que “ninguém respeita o regimento” e os horários.

Eu quero

Dentre os candidatos à presidência do PSDB, Mara Caseiro se mostra a mais empolgada. “Não tem nenhuma mulher e posso ser a primeira. Adoro eleição, adoro competir”, ressaltou.

Pressa

Integrantes da CPI da Propina querem recuperar o quanto antes as divisas concedidas a JBS, em que a empresa admitiu não ter cumprido as contrapartidas. Eles questionam, em paralelo, a idoneidade do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por não os receber.

Pode ou não?

Religiosos que se dizem impedidos de fazer orações no Parque dos Poderes dese que decreto que impedia aglomeração no local foi publicado procuraram o Estado. Acontece que dias após a publicação, o decreto foi revogado, mas mesmo assim tem gente que insiste em proibir as orações no local. É esperar pra ver. 

Ninho

Assinatura de convênio na governadoria na terça teve tanto tucano que mais parecia evento do partido. Participaram os deputados Beto Pereira, Felipe Orro e Professor Rinaldo, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Maria Cecília (Educação) e os prefeitos Kasuto Horii (Bodoquena), Ruiter Cunha (Corumbá), Marcela Ribeiro Lopes (Corguinho) e Juninho (Rochedo), entre outros.

A long time ago... 

O governador Reinaldo Azambuja, que tem 54 anos, lembrou que conheceu o projeto Rondon na adolescência. O projeto teve início em 1967, mas foi interrompido em 1989 e permaneceu parado até 2005, quando foi retomado.

Tópicos

[ BASTIDORES ] Cargo figurativo tenta moralizar gestão

.

Cargo

Mesmo que figurativo, cargo tenta dar ar de moralidade a gestão fadada ao fracasso. Figurativo, cargo ainda asseguraria apoio de conservadores em meio a gestão polêmica de famoso adepto a práticas nada tradicionais.

Pressa

Às pressas, licitação é lançada para tentar resolver abandono de área há anos esquecida. No pior estilo JK, vão tentar maquiar o local em poucos dias para data comemorativa. Vai dar tempo?

Lixo

Embalagens de camisinhas e os próprios produtos aparentemente usados estavam jogados na manhã dessa segunda-feira (11) em frente ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Depoimento

A unidade fica no Parque dos Poderes no final de uma via relativamente deserta. Existe um pequeno residencial em frente ao Gaeco, local em que a reportagem esteve para acompanhar depoimento de envolvidos na Operação Antivírus.

Graça

Parajara Moraes Alves Júnior, servidor comissionado do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), foi ouvido pela manhã e não pareceu desconfortável com a situação. Tanto que saiu de lá rindo.

Implicado

O diretor de administração interna do TCE-MS, Parajara Moraes Alves Júnior, implicado na Operação Antivírus, depois de aparecer em escutas telefônicas tratando sobre o contrato da Corte Fiscal com a Pirâmide Informática, também é empresário e mantém um escritório de contabilidade.

Perícia

A defesa do servidor, que recebe o teto dos comissionados no TCE, disse após o depoimento do cliente que o Gaeco ainda está periciando milhares documentos, computadores, notebooks, tabletes, e celulares de todos os alvos, inclusive os de Parajara, apreendidos no último dia 29 de agosto.

Demitido

O Governo do Estado decidiu exonerar policial civil suspeito de furtar peças de carros apreendidos em delegacia antes mesmo da conclusão do processo judicial. No Judiciário, defesa tenta a todo custo a absolvição do acusado.

Sem vergonha!

Do deputado Pedro Kemp (PT) sobre o presidente Michel Temer no Desfile da Independência. “Sem carro aberto, sem faixa presidencial, sem discurso, sem moral, sem voto, sem legitimidade, SEM VERGONHA! Que palanque horrível, de pessoas constrangidas e hipócritas”.

Menores

Deputada fará audiência pública na quinta-feira (14) sobre “contratação de menores” para o mercado de trabalho, “através do estágio”.

Tópicos

[ BASTIDORES ] 'Terremoto' em delação premiada da JBS traz temor a MS

.

Consequências

A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em rever o acordo de delação premiada dos executivos da JBS deixou muita gente de cabelo em pé, incluindo político de Mato Grosso do Sul.

O que me espera?

O ex-senador pelo PT, Delcídio do Amaral, foi um dos nomes citados por políticos em Brasília para que tenha acordo também revisto. Para muita gente informações repassadas pelo político à Justiça não seriam totalmente verdadeiras. 

E a CPI?

Outra expectativa em relação a revisão da delação envolve a CPI das Irregularidades Fiscais, aberta pela Assembleia Legislativa. O assunto nos bastidores é que a comissão realmente vai terminar em pizza. 

Acabou a folga

Depois de quatro dias de feriadão, tem servidor público reclamando de ter de voltar ao trabalho nesta segunda. Muitos sonham em ser "fantasmas" para receber sem sequer cumprir expediente. 

Na expectativa

Tem muita gente esperando que o governador Reinaldo Azambuja cumpra promessa de campanha e ative quarteis do Corpo de Bombeiros em cidades do interior. Lugares onde se cogita novas estruturas são Nova Alvorada do Sul, Água Clara e Bonito. 

Na vibe

A vereadora Cida Amaral (Podemos) fez questão de se preparar para o desfile de independência: “sou patriota e vim até de verde”! Ela comemorou a participação feminina no evento, mas sentiu falta da presença de patrulhas da Maria da Penha.

Cadê Magirus

Reinaldo Azambuja (PSDB) foi surpreendido com o questionamento da ausência de caminhão com escada capaz de atender ocorrências em prédios da Capital.

Vai chegar

Sorrindo, o governador disse que o equipamento está licitado e pode chegar antes do fim do ano.

Mais cor

Contrato deve assegurar a Secretaria de Infraestrutura da Assembleia Legislativa pouco mais de R$ 18,8 mil em tintas para manutenção de bens imóveis por doze meses. A fornecedora dos materiais será a empresa Mais que Tintas Ltda – ME.

Aeronaves

Deputados também devem ter, nos próximos doze meses, serviços de locação de aeronaves por horas de voo disponibilizados pela Amapil Táxi Aéreo Ltda EPP. Isso porque houve adesão a ata de registro de preços do governo estadual. Valor estimado é de R$ 42 mil.

Tópicos

[ BASTIDORES ] Bernal e Puccinelli já foram 'água e óleo'

.

Água e óleo

Sobre o encontro entre Bernal e Puccinelli, faltou alguém lembrar que um dia o PP foi Arena, e o PMDB, MDB. Ou seja, água e óleo.

Ausente

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), não vai ao desfile cívico de 7 de setembro. A vice-prefeita, Adriane Lopes (PEN), vai representá-lo no palanque junto a outras autoridades.

Resort

Marquinhos contou que vai com a esposa Tatiana e a filha Alice para um resort próximo a Cuiabá, capital do Mato Grosso. O retorno está marcado para sexta-feira (8). Na Prefeitura foi decretado ponto facultativo.

Retiro

O prefeito contou que antes de ir para o estado vizinho, ele vai levar outra filha para um retiro espiritual. Questionado sobre o motivo de não ir ao evento gospel também, disse que a idade é limitada. “Abaixo de 16 anos não pode. Então fiquei de fora”.

De olho

Durante agenda pública, Marquinhos disse que se os presidentes da República têm que ficar de olhos em seus vices, na Prefeitura ele cuida do secretário de Governo, Antônio Lacerda. “O homem é bom mesmo”.

Cabeças

Três parlamentares de MS estão na lista dos 100 ‘Cabeças’ do Congresso: Moka, Simone e Marun. Na definição do DIAP, responsável pelo levantamento, os listados são aqueles que conseguiram se diferenciar dos demais por alguma qualidade ou habilidade.

Habilidades

Na classificação deles, Marun é o debatedor. Moka, o articulador. E Simone, a formuladora.

Com as próprias mãos

Se a investigação policial às vezes parece falha, tem gente que cansada de insegurança preferiu agir com as próprias mãos. Família que apurava furto de moto acabou encontrando grupo no Facebook que é uma verdadeira prateleira de vendas do crime. 
 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito é multado por contratação de médicos

.

Multado

O ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), foi multado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul). Isso porque, quando estava no comando da cidade, ele contratou médicos temporários, sem previsão de concurso público. Ele tem 60 dias para pagar o total estipulado.

Parcial

Vereador de Corumbá Evander Vendramini, também conhecido por ser fiel escudeiro de Alcides Bernal, conseguiu reverter multa aplicada após prestação de contas eleitorais referente a 2016. Contudo, a Justiça manteve a aprovação com ressalvas.

‘Solão’

Adolescentes do projeto Cidade dos Meninos enfrentaram o sol dessa terça-feira (5) para ensaiar o desfile que farão no dia 7 de setembro. Eles receberam a visita do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e aproveitaram para fazer selfies com o chefe do Executivo.

Prepara

Até pouco antes de falar, chefe lia discurso sem disfarces, ensaiando, para enfrentar categoria nada contente com falta de reajuste. Ao se dirigir ao microfone, rolou até secada de suor da testa, tamanho o nervoso.

Mamães

E guerreiras. Entre as centenas de homens homenageados no evento de 182 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, algumas policiais também subiram ao palco, sempre com seus filhotes, cheios de orgulho.

Coffee off

Ninguém parece ter acertado o ‘time’ do coffee break nesta terça. Em um dos órgãos, foi anunciado cedo demais aos colegas, causando constrangimentos.

Coffee off 2

No evento da Polícia Militar, servido tarde demais às famílias, já que muitas já haviam deixado o local, por volta das 11h30, fim da cerimônia.

Influência

A reunião entre Alcides Bernal (PP) e André Puccinelli (PMDB) deixou claro a influência que o ex-governador possui junto ao governo peemedebista federal, já que o adversário reconheceu que alguns cargos de 2º e 3º escalão da União em MS devem ser distribuídos a aliados de Michel Temer, e o PP já demonstrou interesse.

Antecipado

Apesar de aliados do governo tucano de MS classificarem como positiva a decisão de Rodrigo Janot de revisar o acordo de delação da JBS, que implicou políticos do Estado em um suposto esquema de pagamento de propina, o próprio PGR já declarou que o conteúdo das denúncias não será anulado.

Minerva

O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), respirou aliviado depois de ter se livrado de ser obrigado a dar 'voto de minerva' em votação decidiu proibir uso de celulares em UTIs neonatais. 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Partido tem 72h para explicar falhas em contas

.

Prazo

Justiça Eleitoral deu 72 horas para que o diretório estadual do PTB, regido pelo ex-prefeito Nelsinho Trad, apresente justificativa para falhas apontadas na prestação de contas da eleição de 2016.

Solenidade

Os vereadores de Campo Grande realizam nesta terça-feira (5) sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional da Educação Física. A solenidade começa às 19h na Casa de Leis e cada um dos 29 legisladores pode homenagear até três nomes.

Remoção

Medida que visa autorizar a remoção de membros do Ministério Público dos estados aprovada pelo Conselho Nacional promete guerra dentro do órgão. Rodrigo Janot já sinalizou que vai contestar a autorização no Supremo.

Vagas

Vagas há, mas em ano que antecede eleições é sempre bom deixa-las desocupadas para que os arranjos políticos sejam feitos. Em Mato Grosso do Sul, onde sobram espaços após escândalos, não há pressa em preenchê-los.

Repetido

Grupo de juízes substitutos ouviu, por três vezes, sobre investimento do Estado em presídios. Talvez o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quisesse frisar bem existência de déficit, sem esquecer de três unidade ainda em construção e outra que teve projeto relicitado.

Conflito

Azambuja disse aos novos magistrados que o trabalho de conciliação na área de cirurgias e medicamentos de alto custo tem dado frutos, sendo alternativa econômica e eficaz contra a judicialização dos casos. “Não tinha tanto essa cultura, aplicada [hoje] mais a saúde”, relatou

Eleições

Apesar de ter sido um dos presos da Operação Antivírus, o agora ex-diretor do Detran-MS, Gerson Claro (PSB), tem alguns apoiadores que acreditam que ele possa ser eleito deputado estadual em 2018.

Rebate

Enquanto a denúncia contra Claro, feita pelo Gaeco encontrou respaldo na Justiça, que acatou os pedidos de prisão, o ex-diretor culpa a ‘mídia’ pelas denúncias de irregularidades durante sua administração no Detran.

Justiça

Advogado não poupou apelo emocional a desembargadores na hora de produzir recurso para tentar livrar policial rodoviário federal de júri popular pelos crimes de homicídio doloso e tentativa de homicídio, ambos qualificados. Teve até um "Justiça!" no fim do documento. 
 

Tópicos

App MidiaMax disponível para Download

Fique conectado a partir do seu celular!

Clique e faça download agora mesmo