Aprendendo Com Arte

por Loiva Heidecke Schiavo *

 

Projeto “Aprendendo com Arte” veio para colaborar na qualificação, incentivo e reconhecer o ensino da arte no Brasil. Realizado entre parceria inédita da Secretaria de Cultura e Cidadania, através da Fundação de Cultura, Secretaria de Educação do Estado, com a Fundação Volkswagen mantenedora do Instituto Arte e Educação, com quase 30 anos de atuação em formação continuada de professores de Educação Básica.

Ao capacitar os professores, para que os profissionais da educação desenvolvam nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva, incentivando desta forma uma consciência mais crítica de auto expressão, o projeto vem causando uma verdadeira revolução no ensino.

Em Bonito foram realizadas oficinas como parte da programação da FIB 2017, tornando assim um grande laboratório. Alunos e professores se entrelaçaram num aprendizado conjunto, obtendo mais criatividade em afazeres e objetivos de vida.

O “Aprendendo com Arte” tem cunho sociocultural e contou nesse processo experimental com a promoção de oficinas de audiovisual, costura, dança, artesanato, pintura e manipulação de alimentos. 

Aconteceram oficinas de capacitação para vídeo e fotografias, audiovisual, oficina de tambores, sobre expressão corporal e igualdade racial, minicursos escolares, aforturbantes, de confecção de ecobags, destacando sempre a beleza negra.

 

Os temas sempre ligados a cidadania dão uma contribuição para amenizar o preconceito em tempos de intolerância e recrudescimento da violência nas escolas e em nosso dia a dia.   

 

A experiência pratica do “Aprendendo com Arte” se torna realmente, renovadora no campo da educação na medida em que traz novas perspectivas e mais vida e ânimo para a comunidade local.

São claros e objetivos os depoimentos de alegria e satisfação dos participantes:  “por muitos anos, fomos esquecidos, visitados apenas por políticos em época de eleição. ”  Depoimentos que podem ser colhidos com frequência constatando a satisfação e aprovação da comunidade.

Nesta etapa a formação e qualificação do projeto já conta com cerca 80 professores, que concluirão o curso na formação de arte-educadores.  Incialmente eles estiveram cursando presencialmente, na capital de São Paulo e as demais etapas se mantém através de curso a distância em seus próprios municípios.

 

A ideia é a descentralização com o foco na cidadania levando as aulas/atrações e oficinas para ocupação de espaços públicos e privados onde as mesmas buscarão parceiros e apoio de instituições privadas para fazer o sonho acontecer e ser ampliado.

O curso em seu terceiro ano de realização busca envolver e auxiliar o educador na compreensão aprofundada do papel da arte, da cultura, dos potenciais educativos da disciplina, dos espaços culturais e causar um impacto real no ensino em sala de aula.  A prioridade na inscrição é: Professores do Ensino Fundamental II, Professores do Ensino Fundamental I, Professores da Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos e diretores de escola.

Mais informações podem ser obtidas pelos emails: arteeducacaofcms@gmail.com, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (telefone: 3316-9163), pelo arte.sedms@gmail.com, da Secretaria de Estado de Educação (telefone: 3318-2332), pelo artessemed@gmail.com (Secretaria Municipal de Educação) ou ainda pelo e-mail professoraloiva@gmail.com.

 

* Professora Loiva é gestora de Educação e Arte na parceria Fundação de Cultura/SECC/SED/MS.

App MidiaMax disponível para Download

Fique conectado a partir do seu celular!

Clique e faça download agora mesmo